Já é um fato que conectar escolas é importante para educação. Além disso, a pandemia de Covid-19 demonstrou a necessidade de estarmos 100% conectados, para evitar que as desigualdades do país se agravem.
Foi por isso que a MegaEdu promoveu o “Estudo de Conectividade das Escolas Públicas”, um levantamento com dados inéditos sobre como conectar as mais de 30 mil escolas brasileiras que estão desconectadas, além de alavancar a velocidade de mais de 100 mil escolas que já têm acesso, mas ainda não permitem o uso pedagógico da internet.
O “Estudo de Conectividade das Escolas Públicas” identificou geograficamente cada uma das quase 140 mil escolas do Brasil e cruzou informações de diferentes bases de dados públicas, como Censo Escolar 2020, Nic.br, portal de dados da Anatel, pesquisa TIC Domicílios e projeto Crowdsourcing for Digital Connectivity, promovido por Bid e Anatel.
O levantamento foi feito no segundo semestre de 2021 em parceria com a consultoria BCG e da Fundação Lemann.
Este projeto de levar a internet às escolas é muito importante para melhorar e dar agilidade nos processos de ensino público, visto que com a globalização, a internet se tornou uma ferramenta necessária para o desenvolvimento e extensão do ensino público nas escolas do Brasil. Trata-se de um projeto de extrema importância para as escolas públicas brasileiras.