top of page

CONSED 2025: MegaEdu reforça cooperação para a transformação digital da educação pública

Entre os dias 8 a 10 de outubro, a MegaEdu participou do 3º Encontro Presencial do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado em João Pessoa (PB). O evento reuniu secretários, técnicos e especialistas de todo o país para discutir políticas de conectividade, inovação e uso pedagógico da tecnologia nas redes públicas de ensino.


Promovido pelo Consed, com apoio da Coalizão TEC Educação - formada por CIEB, Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e MegaEdu -,o encontro destacou o papel das parcerias institucionais na consolidação de políticas públicas que garantam equidade e sustentabilidade digital na educação.


Pessoas reunidas no CONSED, na Paraíba.
GT de Tecnologia e Secretaria reunidos no 3ª Encontro do CONSED 2025

Durante três dias, as redes estaduais compartilharam avanços e desafios da integração tecnológica à gestão e à sala de aula. A programação contou com painéis, oficinas e trocas de experiências, evidenciando o compromisso coletivo de transformar a conectividade em política de Estado.


Na mesa de abertura, que ocorreu no 2º dia de evento, Thomaz Galvão, diretor de Operações da MegaEdu, ressaltou o papel complementar das organizações parceiras na estruturação dos sistemas de gestão e no fortalecimento das redes estaduais.

“A MegaEdu está aqui para apoiar as secretarias na superação dos desafios de gestão e no uso inteligente da conectividade. Quando uma escola se conecta, uma comunidade inteira se transforma”, destacou.


A fala reforçou a perspectiva central do encontro: tecnologia como meio para ampliar oportunidades de aprendizagem e fortalecer a equidade. Os debates apontaram que o avanço da transformação digital depende tanto da infraestrutura quanto da capacidade de gestão das secretarias para transformar dados e ferramentas em decisões baseadas em evidências.


Cooperação entre estados


Representantes de estados como Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e Amapá compartilharam experiências sobre o uso da tecnologia na gestão educacional e na sala de aula.


As apresentações revelaram diferentes estágios de maturidade digital, com estratégias que vão da modernização da infraestrutura à formação docente e ao uso pedagógico da conectividade.


Entre os destaques, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará e Paraíba — redes que contam com o apoio técnico da MegaEdu — apresentaram resultados expressivos no avanço da conectividade e na adoção de soluções digitais sustentáveis.


  • O Distrito Federal apresentou o programa Horizontes Digitais, referência em integração entre conectividade, letramento digital e currículo;

  • Goiás, o programa Conectar, que alia autonomia escolar e governança centralizada;

  • Mato Grosso, iniciativas de formação digital docente e uso ético da inteligência artificial;

  • Pará, o salto de infraestrutura aliado à expansão das práticas digitais;

  • e a Paraíba, o Robótica Paraíba, que transforma a conectividade em experiências pedagógicas inovadoras.


Essas experiências reforçam que a maturidade digital das redes depende de planejamento contínuo, cooperação entre estados e apoio técnico especializado.


Oficinas estratégicas no CONSED 2025


Thales Gazzola, Coordenador de Advocacy e Políticas Públicas da MegaEdu é um homem branco, está usando roupa social e está em frente a uma lousa, liderando a oficina e falando para outras pessoas no ambiente.
Thales Gazzola, Coordenador de Advocacy e Políticas Públicas na MegaEdu, durante oficina

A MegaEdu coordenou duas oficinas temáticas que aprofundaram discussões centrais para a consolidação das políticas de conectividade. Os encontros reuniram gestores e técnicos de todo o país, que compartilharam desafios e soluções para fortalecer tanto a infraestrutura digital quanto a governança dos sistemas educacionais.


Oficina “Infraestrutura em Conectividade: Até onde caminhamos e até onde queremos chegar?” 


Nesta oficina sobre infraestrutura e conectividade, foram debatidos modelos de contratação e monitoramento da conectividade escolar, além de parâmetros técnicos que asseguram qualidade e estabilidade do sinal. 


Também foram abordados desafios logísticos, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso, e o papel das parcerias regionais e federais na expansão do acesso à internet. As discussões reforçaram a importância de planejar redes internas com foco no uso pedagógico e na sustentabilidade técnica, evitando soluções fragmentadas.


Oficina “Gestão para tecnologias: Sistemas de Gestão"


Já na oficina de gestão para tecnologias, a MegaEdu abordou a integração entre bases de dados e plataformas que sustentam a rotina das secretarias e escolas — de matrícula e frequência a desempenho e formação docente. 


O debate mostrou que a transformação digital exige sistemas interoperáveis, capazes de gerar diagnósticos precisos e subsidiar decisões baseadas em evidências. Também foram discutidos temas como segurança da informação, governança de dados e estratégias para fortalecer a maturidade digital das equipes gestoras.


Os dois momentos evidenciaram que conectividade não é apenas infraestrutura: é governança, planejamento e colaboração.


Por fim, o encontro consolidou uma rede de cooperação entre secretarias, parceiros técnicos e o Consed, fortalecendo a visão de que a transformação digital da educação é um esforço coletivo.


A MegaEdu reafirmou seu compromisso de atuar lado a lado das redes públicas, oferecendo suporte técnico, diagnósticos e metodologias para ampliar o uso pedagógico da tecnologia — com foco em resultados concretos para estudantes e professores.


Quer saber mais sobre a atuação da MegaEdu nas escolas públicas? Assine a Newsletter "Ponto de Acesso" e se atualize mensalmente sobre a temática.


 
 
 

Comentários


bottom of page