Brasil e Índia aprofundam cooperação para avanço da Infraestrutura Pública Digital na educação: MegaEdu participa de imersão em Bangalore
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Entre os dias 1º e 5 de dezembro, a MegaEdu integra a delegação brasileira em uma imersão técnica na Índia para conhecer iniciativas de Infraestrutura Pública Digital (IPD) aplicadas à educação — uma pauta estratégica para modernizar sistemas, fortalecer a gestão educacional e ampliar o acesso a serviços públicos digitais no Brasil.
A missão é organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Lemann, a MegaEdu e a organização indiana Centre for Open Societal Systems (COSS). Reúne 41 lideranças brasileiras, entre secretários estaduais, representantes de conselhos nacionais, equipes técnicas federais e especialistas da sociedade civil.

Por que a Índia é uma referência em IPD na educação
A Índia desenvolveu, ao longo dos últimos anos, uma das arquiteturas digitais públicas mais robustas do mundo, com interoperabilidade entre União, estados e municipalidades. Essa infraestrutura permite integrar sistemas, organizar dados de forma segura e oferecer serviços educacionais padronizados e escaláveis.
Essa trajetória tornou o país um exemplo global de como a IPD pode fortalecer a aprendizagem e reduzir desigualdades, especialmente em contextos desafiadores — realidade semelhante à vivida pelo Brasil.
Durante a imersão, os participantes conhecem políticas e tecnologias utilizadas em larga escala, realizam visitas a escolas e centros de tecnologia, analisam práticas de governança de dados e discutem estudos de caso que envolvem matrícula, frequência escolar e avaliação da aprendizagem.
Oportunidades para o Brasil
O Brasil vive um momento decisivo para fortalecer sua infraestrutura digital educacional, especialmente com o avanço do Sistema Nacional de Educação e da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação, que abrirão caminho para a integração inteligente de sistemas e o uso mais estratégico de dados.
Para a MegaEdu, que há anos atua na base da conectividade escolar — condição essencial para qualquer agenda de transformação digital — a participação nessa missão reforça o compromisso com políticas sustentáveis e integradas. Como destaca Cristieni Castilhos, diretora executiva da organização:
“Agora precisamos evoluir para garantir que a tecnologia facilite também o dia a dia de secretários, gestores escolares, professores e toda a comunidade escolar. Dados robustos e sistemas integrados podem acelerar a implementação de importantes políticas públicas na educação.”
A agenda dialoga diretamente com desafios enfrentados por redes estaduais e municipais: sistemas fragmentados, baixa interoperabilidade, dificuldade de usar dados para a tomada de decisão e limitações históricas de infraestrutura.




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